domingo, 8 de maio de 2011

Fax Sindical 889 - Depressão e Ansiedade no Trabalho

Fax Sindical 889

Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e da Zona da Mata

8 de maio de 2011


Atenção médicos da Prefeitura de Juiz de Fora - Divulgue - Mobilize - Enviem mensagens - compareça - defenda seus interessese a saúde pública de Juiz de Fora

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DOS MÉDICOS DA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

11 de maio de 2011 - 19:30 - na Sociedade de Medicina - Brás Bernardino, 59

Depressão e Ansiedade no Trabalho




Você conhece a Síndrome de Burnout?


Apesar de cada vez mais frequente, ainda é um diagnóstico pouco divulgado e conhecido. Consiste em um conjunto de sintomas depressivos e ansiosos diretamente relacionados ao trabalho.

O portador pode sofrer crises de pânico, desânimo, choro fácil, tonteira, dor de cabeça e outros sintomas presentes nos quadros de depressão e transtorno de ansiedade generalizada, simplesmente ao lembrar que precisa ir ao trabalho no dia seguinte, ou naquela manhã.
Em casos mais graves a simples visualização de um comercial da empresa na TV, ou passar em frente a uma filial da empresa em que trabalha na rua, já pode despertar uma crise.

As pressões no trabalho como a cobrança aos funcionários de metas quase inatingíveis, principalmente quando associados ao assédio moral, ameaças de demissão ou punição, bullying e a um ambiente de trabalho com muitos agentes estressores(atendimento ao público e riscos de violência por exemplo) aumentam as chances do surgimento da Síndrome.
Empresas com baixo investimentona qualidade de vida dos funcionários, sem políticas de bem estar, responsabilidade social e sustentabilidade estão mais sujeitas a registrarem um maior número de casos de afastamento por licença médica causados por sintomas psiquiátricos.


A prevenção com campanhas internas de saúde, um setor de recursos humanos competente e responsável, além do respeito as leis trabalhistas essenciais, já são um grande passo para evitar um aumento do absenteísmo.
Portanto é importante que o trabalhador conheça e exija seus direitos e que os empreendedores se conscientizem da importância de cuidar de seus funcionários, principalmente oferecendo assistência psicológica e psiquiátrica preventiva e de suporte permanente.

O diagnóstico precoce facilita o tratamento, por isso é importante fazer uma avaliação com um profissional da saúde mental, o mais rápido possível, ao menor sinal e suspeita da presença destes sintomas.


Você conhece algum caso de Síndrome de Burnout?


Equipe Médica Dr. Paulo André Issa

PNAP Neurociência e Psiquiatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog